Pergunta 1
A chamada “geração Y” possui inúmeras qualidades inexistentes nas gerações anteriores, mas, para aproveitar melhor essas características, ela precisa aprender a fazer escolhas, principalmente no que diz respeito:Resposta Selecionada:
e. Estão corretas as alternativas “c” e “d”.Respostas: a.b.c.d.
e. Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “e”.Comentário: A chamada “geração Y” possui inúmeras qualidades inexistentes nas gerações anteriores, mas, para aproveitar melhor essas características, ela precisa aprender a fazer escolhas, principalmente no que diz respeito a valores humanos positivos, como ética, integridade, solidariedade e sustentabilidade.Pergunta 2
Ainda que os conflitos como assédio moral, assédio social, bullying, preconceitos e desrespeito à diversidade prejudiquem setores variados das organizações, são necessárias ações pontuais e enérgicas no sentido de:Resposta Selecionada:
a. Orientar, educar e conscientizar as pessoas dos males resultantes desses crimes.Respostas:
a. b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “a”.Comentário: Ainda que as crises e os conflitos ocasionados por ações dos tipos descritos acima prejudiquem setores variados das organizações, das pessoas e mesmo da sociedade, no âmbito da gestão de recursos humanos, são necessárias ações pontuais e enérgicas no sentido de orientar, educar e conscientizar as pessoas dos males resultantes desses crimes. O objetivo maior é tentar evitar que eles aconteçam.Pergunta 3
Entre as principais causas geradoras da falta de tempo para os profissionais nas organizações, podemos destacar:Resposta Selecionada:
e. Estão corretas as alternativas “a” e “c”.Respostas: a.b.c.d.
e. Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “e”.Comentário: Na prática, entre as principais causas geradoras da falta de tempo para os profissionais nas organizações, há o aumento da carga de trabalho, o número reduzido de funcionários, as pressões por resultados rápidos, as mudanças no mercado e a falta de planejamento organizacional. Essas seriam as principais razões, segundo os profissionais e suas empresas, que impedem as pessoas de administrarem seu tempo disponível de forma eficiente.Pergunta 4
O que resulta da experiência dos mais velhos, somada à ousadia, percepção e disposição dos mais jovens?Resposta Selecionada:
e. Estão corretas as alternativas “a” e “b”.Respostas: a.b.c.d.
e. Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “e”.Comentário: No ambiente das organizações, sempre haverá jovens contestando os mais velhos, tentando impor suas ideias e competências e vice-versa. Quando o necessário acordo comum acontece, todos lucram. A experiência dos mais velhos, somada à ousadia, percepção e disposição dos mais jovens, gera inovação, mais experiência e competitividade.Pergunta 5
Para administrar melhor o tempo, é necessário que se faça um registro de todas as atividades realizadas durante um dia de trabalho; entre elas:Resposta Selecionada:
c. Quanto tempo passa em reuniões e qual a importância das mesmas.Respostas: a.b.
c. d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “c”.Comentário: Para administrar melhor o tempo, é necessário que se faça um registro de todas as atividades realizadas durante um dia de trabalho: quantos telefonemas são atendidos em média e em quanto tempo, quanto tempo gasta atendendo pessoas (clientes, fornecedores), quais as prioridades, quanto tempo se passa em reuniões e qual a importância das mesmas, quanto tempo se passa realizando seu próprio serviço e como poderia torná-lo mais eficiente.Pergunta 6
Por que algumas empresas permanecem muito tempo em estado de letargia?Resposta Selecionada:
a. Porque ignoram a origem e a evolução dos conflitos que eventualmente surgem.Respostas:
a. b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “a”.Comentário: Algumas empresas permanecem muito tempo em estado de letargia, principalmente quando ignoram a origem e a evolução dos conflitos que eventualmente surgem. É muito importante destacar que o elemento surpresa da ocorrência de um conflito ou de uma crise é o que mais dificulta a ação dos administradores para manter o controle da situação. Pensar estrategicamente em soluções quando se está dominado por acontecimentos inesperados e que, normalmente, envolvem uma excitação coletiva, é muito difícil.Pergunta 7
Quais as consequências das crises e dos conflitos quando tratados de forma inadequada?Resposta Selecionada:
c. Destruição de reputação, imagem, empresas, patrimônios e empregos.Respostas: a.b.
c. d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “c”.Comentário: A constatação é que as crises e os conflitos, independente de sua origem, quando tratados de forma inadequada, podem provocar a destruição de reputação, imagem, empresas, patrimônios e empregos, além dos prejuízos que tudo isso acarreta.Pergunta 8
Qual o motivo da maioria dos problemas, conflitos e crises nas organizações?Resposta Selecionada:
e. As alternativas “b” e “d” estão corretas.Respostas: a.b.c.d.
e. Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “e”.Comentário: O tamanho da empresa não importa: tenha oito ou oitenta mil colaboradores, a fórmula é a mesma e o foco deve ser o mesmo também. A maioria dos problemas, conflitos e crises ocorre nas organizações porque as pessoas não estão caminhando na mesma direção ou até mesmo não sabem a direção a seguir. Qualquer organização pode ver-se envolvida em algum conflito.Pergunta 9
Seguindo o pensamento de Argenti (2006, p. 284), a verdadeira medida do sucesso é:Resposta Selecionada:
a. Saber lidar com um problema quando ele ocorre.Respostas:
a. b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “a”.Comentário: Vejamos o pensamento de Argenti (2006, p. 284) a respeito do planejamento da empresa para momentos de crise: ele chega a propor passos que julga mais importantes a serem dados com relação à comunicação - todo o planejamento que uma organização pode gerar permite apenas uma preparação parcial para uma crise. A verdadeira medida do sucesso é como se lida com um problema quando ele ocorre.Pergunta 10
É um ponto de partida para todo o gerenciamento de crise:Resposta Selecionada:
c. Assumir o controle da situação.Respostas: a.b.
c. d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “c”.Comentário: O primeiro passo é o gerente apropriado assumir o controle da situação assim que possível. Isso envolve a definição do problema real com o uso de informações confiáveis e o estabelecimento de objetivos de comunicação mensuráveis para lidar com eles. Não conseguir realizar essa etapa aparentemente óbvia e essencial pode ser devastador para os esforços de gerenciamento da crise.
Inicio »
QUESTIONÁRIO UNIDADE IV - Gestão Estratégica de Recursos Humanos
» QUESTIONÁRIO UNIDADE IV - Gestão Estratégica de Recursos Humanos