ocupação agrícola.

b. 
 a ocupação do meio urbano; questões oriundas da agricultura; extrativismo mineral.
 

c. 
 imigração; importância da agricultura; o desenvolvimento da agropecuária.

d. 
 migração em grandes centros urbanos; importância da agricultura; desenvolvimento da pecuária.

e. 
 
colonização do Brasil; desenvolvimento da pecuária; desenvolvimento da agricultura.
Feedback da resposta:
Resposta: c
Comentário: Adequadamente  o professor procurou fazer um trabalho interdisciplinar entre hisória, geografia e língua portuguesa abordando os temas propostas pelos PCNs.



Pergunta 6
0,4 em 0,4 pontos



-\u201cQuando desembarcar hoje em Israel, o presidente Lula mergulhará numa realidade política a anos-luz da encontrada por D. Pedro 2º em 1876, na única visita até hoje de um governante brasileiro à região.
Mas quem se aventurar a repetir os passos do imperador na Terra Santa, se surpreenderá com as marcas que resistiram ao tempo e aos conflitos nos locais percorridos pela comitiva real\u201d. ( Diário reconstitui viagem de D. Pedro 2º- Folha de São Paulo, 14/03/10).
Segundo (Nemi e Martins, 1996:81) no ensino de história, \u201ctodas essas questões, precisam ser localizadas no tempo cronológico. A linha do tempo não é um fim em si mesma, mas é um meio para a organização dos estudos em história e para a conceituação de tempo e cultura\u201d. Assim, podemos afirmar que trabalhar história com datas é:




Resposta Selecionada:
a.
uma contextualização do fato com suas questões contraditórias e conflitantes para que o aluno compreenda o contexto e o associe ao calendário que sistematiza dos fatos cronologicamente.
Respostas:
a.
uma contextualização do fato com suas questões contraditórias e conflitantes para que o aluno compreenda o contexto e o associe ao calendário que sistematiza dos fatos cronologicamente.

b. 
uma prática imprescindível para o trabalho para desenvolver os conhecimentos históricos.

c.
 um trabalho não muito relevante, pois não leva os alunos à aquisição do aprendizado, somente à memorização do calendário.

d.
 uma forma de levar o aluno a memorizar datas com fatos do contexto associando que o calendário sistematiza fatos cronologicamente.

e.
 uma prática tradicional de ensino que está pautada na linha de educação bancária onde o conhecimento é depositado no educando e ele é o receptor.
Feedback da resposta:
Resposta: a 
Comentário: Os fatos históricos devem ser abordados cronologicamente no entanto devem ser contextualizados criando um movimento de ir e vir entre o presente e o passado, entre o próximo e o distante. 



Pergunta 7
0,4 em 0,4 pontos



A seguinte questão fez parte da prova de conhecimentos de Metodologia de História e Geografia de um concurso público para professores de Ensino Fundamental (primeiro ciclo) de um município do estado do Rio de Janeiro.
\u201cDe acordo com os autores do livro Didática da Geografia \u2013 Memórias da Terra, Kozel e Filizola, em Geografia, o espaço geográfico tem dois aspectos intimamente ligados: ________________ e ______________. Assim, ele é resultado da dinâmica da sociedade e da dinâmica da natureza.
Que palavras completam as lacunas acima?\u201d
A prova apresentava as alternativas abaixo. Como você responderia à questão de modo a completar corretamente as lacunas?




Resposta Selecionada:
e. 
cultural e natural.
Respostas:
a. 
 social e histórico.

b. 
 geográfico e histórico.
 

c. 
social e individual
 

d. 
cultural e geográfico.
 

e. 
cultural e natural.
Feedback da resposta:
Resposta:  Alternativa e 
Comentário: Todo o tempo o homem interage no meio em que vive ( natural) produzindo cultura e estabelecendo relações.
 
 
 
 



Pergunta 8
0,4 em 0,4 pontos



O aluno do ensino fundamental, assim como todos nós, vive o mundo em tempo real. Por meio da tecnologia temos informações simultâneas sobre o que acontece em todos os lugares do mundo e, para nos situarmos de modo criativo e responsável em relação a elas, a geografia pode nos auxiliar na organização do espaço, bem como, na percepção das relações pessoais que aí ocorrem.
Sobre essa idéia, assinale F (falso) ou V (verdadeiro) para as seguintes afirmativas:
I. (     ) O aluno vive o seu espaço e compreende as relações que nele acontecem conforme a estimulação que recebe e as condições pessoais de desenvolvimento.
II. (      )  Contribuir para a construção das relações geográficas é uma tarefa a ser desempenhada por professores competentes e criativos que levem em conta o protagonismo do aluno.
III. (       )  Escola e professores não precisam compartilhar as mesmas concepções sobre aluno, conteúdo e processo de aprendizagem, nem concordar com as mesmas ações pedagógicas.
IV. (      )  A partir do conhecimento que o aluno já tem, a escola precisa se planejar para a imposição de atitudes e procedimentos mais adequados em relação à sociedade em que vive.
V. (      ) O aluno reelabora os conhecimentos que já tem sobre o mundo a sua volta por meio de atividades que se tornam significativas, porque atendem aos seus interesses.
 
A sequência correta de respostas está na alternativa:




Resposta Selecionada:
e. 
  VVFFV               
Respostas:
a. 
 VVFVV                        
 

b. 
VFFVV                            
 

c. 
 FFVVV                  

d. 
      
  FVVVF

e. 
  VVFFV               
Feedback da resposta:
Resposta:e
Comentário: : Espera-se que o professor a partir de sua formação possa combinar o entendimento e a compreensão do seu aluno utilizando-se de recursos pedagógicos , tais como os filmes, os textos, as maquetes e as pesquisas associadas a modalidades de aprendizagem como os projetos  e as diversas atividades permanentes, ocasionais e sequencias didáticas como favorecedoras da aprendizagem.



Pergunta 9
0,4 em 0,4 pontos








Resposta Selecionada:
e. 
 Uma atividade descontextualizada e impossível de ser interpretada por crianças desta faixa etária.
 
Respostas:
a. 
As observações deles dos meios mais próximos. 

b. 
 O valor das informações levadas para a aula pelas crianças.

c.
 Que o ponto inicial com o trabalho de Geografia no Ensino Fundamental pode ser o ambiente da escola.

d. 
 Um trabalho de \u201calfabetização para o mapa\u201d.

e. 
 Uma atividade descontextualizada e impossível de ser interpretada por crianças desta faixa etária.
 
Feedback da resposta:
Resposta:  e 
Comentário: Um dos objetivos em geografia é alfabetizar geograficamente o aluno na medida em que ele
explora o ambiente e vivencia situações de exploração do espaço real onde  mora, fazendo pequenos desenhos de percursos, maquetes tridimensionais e brincando de mapa do tesouro.



Pergunta 10
0,4 em 0,4 pontos



De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino fundamental, propõe-se, para o ensino de História, conteúdos e situações de aprendizagem que possibilitem aos alunos refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas, ultrapassando explicações organizadas a partir unicamente de informações obtidas no presente e a partir unicamente de dados parciais. Analise as afirmativas abaixo, que tratam das orientações didáticas propostas no documento acima citado.
I - As orientações didáticas sugerem que os alunos conheçam e debatam as contradições, os conflitos, as mudanças, as permanências, as diferenças e as semelhanças existentes no interior das coletividades e entre elas, considerando que estão organizadas a partir de uma multiplicidade de sujeitos, grupos e classes, de uma multiplicidade de acontecimentos e de uma multiplicidade de legados históricos.
II - Nas dinâmicas das atividades, propõe-se que o professor
←  Anterior Proxima  → Página inicial