os eixos metodológicos estudados em História e Geografia e a utilização da presente poesia para desencadear um trabalho com uma turma do 4º ano, pode-se pensar que as reflexões permitem : Resposta Selecionada: c. No entendimento que o homem não é só um agente do espaço, mas um agente transformador. Respostas: a. No entendimento que o homem do nordeste é um sofredor. b. Na compreensão que o cidadão miserável do nordeste está ligado ao desenvolvimento do Brasil. c. No entendimento que o homem não é só um agente do espaço, mas um agente transformador. d. Na ideia de que realidade geográfica é decisiva para determinar a vida das pessoas. e. Que homem apresentado no texto é um simples representante de uma classe social Feedback da resposta: Resposta: Alternativa c Comentário: O ensino de história e geografia devem ser contextualizados, apresentando-se em múltiplas linguagens para que o aluno possa ficar num primeiro momento estimulado a saber mais, criar um clima de curiosidade e discussão a fim de se problematizar as situações de aprendizagem. Nesse contexto é possível pensar na formação de um aluno crítico e que se inclua na sociedade com um agente social. Pergunta 3 0,4 em 0,4 pontos Hernández e Ventura (1998) nos apresentam um quadro síntese, no qual eles comparam modalidades organizativas do tempo de aprender. Muitos educadores demonstram dificuldade para entender as diferenças entre TEMA GERADOR, uma UNIDADE DIDÁTICA um CENTRO DE INTERESSE e os PROJETOS . Desta feita leia com atenção os nomes dessas modalidades, identificadas com as letras (A,B,C,D)e as relacione com seus respectivos conceitos e características identificados pelos números ( 1,2,3,4). Nomes das modalidades, IDENTIFICADOS PELAS LETRAS: A-TEMA GERADOR B- UNIDADE DIDÁTICA C- CENTRO DE INTERESSE D- PROJETOS Conceitos e Características, IDENTIFICADOS PELOS NUMEROS: 1-Nessa proposta os temas diversos e são aqueles que envolvem a resolução de problemas,dificuldades, necessidades ou mesmo curiosidades, a aprendizagem se dá Por meio de relações significativas e por conteúdos tratados de forma interdisciplinar e o aluno é um coparticipe um planejador. 2-Nessa proposta os temas coletados na realidade dos educandos, a aprendizagem se dá através das trocas sociais e a estrutura didática se sustenta pelas vivências e pesquisa,seleção de temas, problematização por meio do diálogo,da conscientização e da ação social o aluno é visto como um Sujeito da sua aprendizagem e da sua história. 3- Nessa proposta os temas são previamente definidos, extraídos da listagem de conteúdos, a aprendizagem por meio da assimilação em uma sequência linear e repetitiva de etapa e o aluno é um ouvinte um executor de tarefas. 4- Nessa proposta os temas definidos levando-se em consideração as necessidades e os interesses observados nas crianças, a aprendizagem se dá por meio da descoberta e a estrutura didática se norteia pela observação, associação e expressão e o papel do aluno é um executor de tarefas. Relacione cada modalidade ao seu conceito, partindo da letra A. Resposta Selecionada: c. A-2.B-3,C-4,D-1 Respostas: a. A-1;B-2;C-3;D-4 b. A-2;B-4.C-1,D-4 c. A-2.B-3,C-4,D-1 d. A-4.B-3,C-2,D-1 e. A-3,B-1,C-2;D-3 Feedback da resposta: Resposta: Alternativa c Comentário: O tema gerador e os projetos tem em comum a participação ativa, a autoria e autonomia pedagógica e são processos construídos coletivamente já os centros de interesse e a unidade didática são modalidades mais centralizadas na figura do professor Pergunta 4 0,4 em 0,4 pontos Complete a frase abaixo, a partir dos conceitos que foram apresentados em aula sobre o que ensinar em História. A apresentação dos conteúdos curriculares a serem trabalhados no ensino fundamental obedece a uma conectividade vertical de forma que o professor de uma série continua o que a anterior estava desenvolvendo.Há também um conexão horizontal de forma que se proporcione a interdisciplinaridade. Respeitando-se a faixa etária de cada aluno em sua série ou ano os conteúdos de um modo geral devem caminhar dentro de um conceito que vai do mais simples para o mais complexo. Esse princípio se alicerça.......... Resposta Selecionada: b. Na progressiva ampliação do estudo dos conceitos. Respostas: a. No desenvolvimento de projetos gerais e específicos. b. Na progressiva ampliação do estudo dos conceitos. c. Na curiosidade da criança e no acolhimento das suas necessidades. d. Na necessidade de se trabalhar de forma interdisciplinar. e. No planejamento centrado apenas uma série Feedback da resposta: Resposta: Alternativa b Comentário: A apresentação dos conteúdos curriculares a serem trabalhados no ensino fundamental obedece a uma conectividade vertical e horizontal de forma a garantir uma progressiva ampliação dos conhecimentos respeitando-se o desenvolvimento infantil. Pergunta 5 0,4 em 0,4 pontos Ao iniciar o estudo das Regiões Brasileiras, o professor de Geografia do 4º ano procurou integrar o conteúdo da sua disciplina com o de Língua Portuguesa. Para isso escolheu os seguintes textos: Trecho A: \u201cDesembarca meio estonteado, de mãos dadas com a mulher: Hansel e Gretel, coitados, perdidos na floresta. Num batelão, com as outras famílias de imigrantes, sobem o rio de águas barrentas e margens baixas, rio sem história, sem castelos. Tornam a tocar terra firme. - Este é o lote que te toca, Willy. Agora não passarás mais fome, como em tua terra natal. Willy olha a mata. É preciso derrubar árvores, virar a terra e, antes de mais nada, fazer uma casa. Mas o alfaiate Willy não sabe construir casas. Senta-se numa pedra e fica olhando as nuvens\u201d. (Érico Veríssimo. O Tempo e o Vento.) Trecho B: \u201cLá um dia, para as nascentes do Paraíba, via-se, quase rente do horizonte, um abrir longínquo e espaçado de relâmpagos: era inverno na certa no alto sertão. As experiências confirmavam que com duas semanas de inverno o rio apontaria na várzea com a sua primeira cabeça d\u2019água. A notícia corria de boca em boca. No engenho era no que se falava. E numa tarde um moleque chegou às carreiras, gritando: \u23af A cheia vem no engenho do seu Lula! Todos correram para a beira do rio \u2013 os moleques, os meninos, os trabalhadores do engenho, o meu avô. E começava-se a ouvir a gritaria da gente que ficava pelas margens: \u23af Olha a cheia! Olha a cheia!\u201d (José Lins do Rego. Menino de Engenho.) Trecho C: \u201cAli na beira do rio Pará, deixaram largado um povoado inteiro: casas, sobradinho, capela; três vendinhas, o chalé e o cemitério; e a rua, sozinha e comprida, que agora nem mais é uma estrada, de tanto que o mato a entupiu. Ao redor, bons pastos, boa gente, terra boa para o arroz. E o lugar já esteve nos mapas, muito antes da malária chegar. Ela veio de longe, do São Francisco. Um dia, tomou caminho, entrou na boca aberta do Pará, e pegou a subir. Cada ano avançava um punhado de léguas, mais perto, mais perto, mais pertinho, fazendo medo no povo, porque era \u201cda tremedeira que não desmontava\u201d, matando muita gente\u201d. (Guimarães Rosa. Obras Completas.) Os textos foram usados para estudar temas regionais. Com eles, o professor de Geografia (e de História, também) tem a possibilidade de ampliar a visão que os alunos têm de que Geografia é só trabalho com mapas, o que ainda assola as mentes dos alunos. Desta forma, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar, é possível que o professor de Geografia, portanto, trabalhe com seus alunos conceitos como os de: Resposta Selecionada: c. imigração; importância da agricultura; o desenvolvimento da agropecuária. Respostas: a. colonização do Brasil; importância da agricultura;