chamá-lo de projeto.



Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos



\u201cDe acordo com Hernandez,1988, os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e aprendizagem vinculado a uma concepção que dá importância não só à aquisição de estratégias cognitivas, mas também ao papel do estudante como o responsável por sua própria aprendizagem.\u201d
 
Analise as características abaixo e que correspondem ao proposto pelo autor.
I. Valorização para o aluno curioso e autônomo e pesquisador.
II. Conversão em matéria de estudo aos conteúdos que os alunos demonstram interesse.
III. Objetivos e metas curriculares prescritas.
IV. Intolerância para conhecimentos que vão além do currículo básico.
Poderiam fazer parte de um projeto de trabalho, segundo o autor:
 




Resposta Selecionada:
a. 
 apenas I e II;
Respostas:
a. 
 apenas I e II;

b. 
 apenas I e IV

c. 
 apenas I, II e IV;

d. 
 apenas II e III;

e. 
 apenas II, III e IV.
Feedback da resposta:
 Entendendo que a função da escola não é só \u201dtransmitir conteúdos\u201d, mas também facilitar a construção da subjetividade para as crianças e adolescentes, de maneira que tenham estratégias e recursos para interpretar o mundo no qual vivem e sintamse parte dele, precisamos com urgência rever
a forma como estamos ensinando. Para tanto é preciso instrumentalizar o aluno ser capaz de ampliar seu repertório de conhecimentos de forma autônoma.




A organização do currículo por projetos é uma das propostas para o desenvolvimento integral do ser humano. Portanto, na sua realização deve-se considerar a elaboração de projetos:

Resposta Selecionada:
a.
Que sejam integrados, interdisciplinares, fruto de planejamento conjunto, com participação ativa e compartilhada de todos os envolvidos, considerando-se, também, a realidade sociocultural e os interesses dos alunos.
Respostas:
a.
Que sejam integrados, interdisciplinares, fruto de planejamento conjunto, com participação ativa e compartilhada de todos os envolvidos, considerando-se, também, a realidade sociocultural e os interesses dos alunos.

b. 
Que priorizem os programas governamentais como forma de atingir os índices satisfatórios de aprendizagem.

c. 
Com um tema comum, de interesse pessoal, previamente aprovado pelo conjunto dos professores.

d. 
Que reorganizem os espaços educativos como forma de manter a disciplina dos alunos na escola.

e.
Que sejam interligados com as necessidades dos educadores, tendo em vista as precárias condições de trabalho em que se encontram.
 
Feedback da resposta:
Resposta correta; A
 
Pergunta 2
0 em 0 pontos



De acordo com os estudos apresentados, são modalidades organizativas da aprendizagem:
I - Projetos.
II - Sequências didáticas.
III - Atividades permanentes.
IV - Atividades ocasionais.
Escolha o(s) item(ns) correto(s):




Resposta Selecionada:
e. 
Todos os itens.
 
Respostas:
a. 
I e II

b. 
III e IV

c. 
I, apenas

d. 
IV, apenas

e. 
Todos os itens.
 
Feedback da resposta:
Resposta correta: E
 
 



Pergunta 3
0 em 0 pontos



Do que aprendemos, cabe à disciplina OPPEF, em relação à formação do futuro professor:
I - Contribuir para a construção de novos modelos didáticos.
II - Colaborar para a solidificação das informações adquiridas durante seu processo escolar.
III - Ajudá-lo a compreender que o ponto de partida é o conhecimento prévio do aluno.
A única resposta correta é:




Resposta Selecionada:
a. 
I, II, III.
Respostas:
a. 
I, II, III.

b. 
I e II.

c. 
Apenas a III.

d. 
Apenas a II.

e. 
I e III.
 
Feedback da resposta:
Resposta correta: A



Pergunta 4
0 em 0 pontos



Uma característica significativa de um projeto de trabalho e que o diferencia das outras modalidades organizativas da aprendizagem é que ele conta com:




Resposta Selecionada:
c. 
A participação ativa dos alunos no processo de seu desenvolvimento.
Respostas:
a. 
A determinação da secretaria de educação.

b. 
A decisão exclusiva do professor.

c. 
A participação ativa dos alunos no processo de seu desenvolvimento.

d. 
A influência da realidade local.

e. 
O suporte de recursos materiais da Associação de Pais e Mestres.
Feedback da resposta:
Resposta correta; C
 



Pergunta 1
0,4 em 0,4 pontos



 
Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia, do 1º ano, dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é
 




Resposta Selecionada:
d.
 adequada, pois as crianças precisam aprender sobre a função social desse recurso, bem como construir a noção de tempo gradativamente, mediados por um parceiro experiente que ajudará na construção dessa noção e com foco nesses objetivos.
Respostas:
a.
 equivocada, pois as crianças precisam realizar todos os dias o mesmo tipo de  ação com o calendário para aprender a efetividade do seu uso.

b.
 equivocada, pois as crianças não precisam da interferência  do professor, visto que o calendário foi um  trabalhado realizado diariamente com elas desde os 3 anos de idade.

c.
 adequada, pois as crianças irão ter um contato sistemático com o calendário e aprender com as tentativas de erro e acerto.

d.
 adequada, pois as crianças precisam aprender sobre a função social desse recurso, bem como construir a noção de tempo gradativamente, mediados por um parceiro experiente que ajudará na construção dessa noção e com foco nesses objetivos.

e. 
Inadequada esse conceito é muito fácil e inadequado para o 1º ano.
 
Feedback da resposta:
Resposta:  Alternativa  d
Comentário: A criança aprende gradativamente, ampliando seu referencial espacial e temporal à medida que se desenvolve. Portanto, se partirmos da sua realidade concreta, presente quando ela tem seis anos no 1º ano, será mais fácil progredirmos conceitualmente com ela, para um entendimento mais complexo e abstrato. O trabalho não será por ensaio e erro, mas mediado pela presença do professor que intencionalmente vai provocar esse conhecimento.



Pergunta 2
0,4 em 0,4 pontos



Leia com atenção a Poesia de João Cabral de Melo Neto: Pregão turístico do Nordeste
Aqui o mar é uma montanha 
regular redonda e azul, 
mais alta que os arrecifes 
e os mangues rasos ao sul.
Do mar podeis extrair,
do mar deste litoral,
um fio de luz precisa, 
matemática ou metal.
Na cidade propriamente 
velhos sobrados esguios 
apertam ombros calcários 
de cada lado de um rio.
Com os sobrados podeis
aprender lição madura: 
um certo equilíbrio leve, 
na escrita, da arquitetura.
E neste rio indigente,
sangue-lama que circula 
entre cimento e esclerose
com sua marcha quase nula,
e na gente que se estagna 
nas mucosas deste rio, 
morrendo de apodrecer 
vidas inteiras a fio,
podeis aprender que o homem 
é sempre a melhor medida. 
Mais: que a medida do homem 
não é a morte mas a vida.
 
João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano comprometido com  a realidade ,está sempre com os pés na terra a fim de ficar mais próximo do seu sujeito regional e  dos severinos retirantes ou a pobreza do seu Recife.O autor abordou a realidade, os canaviais de hoje ( e de ontem),da caatinga,do sol de Pernambuco e da urbanização do Nordeste.
Considerando
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