um único propósito explicito para cumprir objetivos didáticos variados.Em cada etapa se incluí atividades coletivas, grupais e individuais com níveis de dificuldade cada vez mais aprofundados. Essas são características das atividades:




Resposta Selecionada:
b. 
 sequenciadas,
Respostas:
a. 
ocasionais,

b. 
 sequenciadas,

c. 
 permanentes,

d. 
 independentes,

e. 
significativas.
Feedback da resposta:
 Tratase de um conjunto de atividades planejadas e orientadas com o objetivo de promover
aprendizagens específicas que o professor tenha avaliado como necessárias em dado momento do
percurso de um trabalho. O critério é o nível de dificuldade, pois prevê uma progressão de desafios
a serem vivenciados pelos alunos. A sequência apresenta problemas que a criança deverá resolver de
diferentes modos: fazendo, pensando, experimentado, afirmado, perguntando etc.
 



Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos



Complete com o conceito correto
Para Fazenda (1993)  é importante considerar a necessidade de se assumir uma nova postura diante do conhecimento, ou seja, o ponto de partida e chegada de uma prática interdisciplinar depende...............




Resposta Selecionada:
c. 
 da ação do diálogo que acontece entre as disciplinas e os sujeitos da ação.
Respostas:
a. 
de um conteúdo com bases sólidas e bem estruturado,

b. 
 de um currículo estruturado em disciplinas que deixem claro seus fundamentos,

c. 
 da ação do diálogo que acontece entre as disciplinas e os sujeitos da ação.

d. 
 da ação pessoal do professor ao dialogar com as famílias,

e. 
 da conexão entre as disciplinas.
Feedback da resposta:
Desta feita, é importante considerar a necessidade de se assumir uma nova postura diante do
conhecimento, ou seja, o ponto de partida e chegada de uma prática interdisciplinar depende da ação
do diálogo que acontece entre as disciplinas e os sujeitos da ação (FAZENDA, 1993).Em outras palavras, podese dizer que a interdisciplinaridade integra horizontalmente os conteúdos, superando a fragmentação deles e aponta para a construção de um currículo mais vivo, articulado e participativo.



Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos



Durante todo o curso de Pedagogia, Júlia teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teorias educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola e à prática educativa. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo e à centralização do poder. Um dos caminhos a serem trilhados é a construção do projeto político-pedagógico como um instrumento de luta em busca da qualidade e da almejada cidadania. Qual é a ação fundamental para que uma escola tenha o projeto político-pedagógico pretendido?
 




Resposta Selecionada:
a. 
Entender que trabalhar com projetos não significa abandonar os conteúdo e sim saber integrá-los,
Respostas:
a. 
Entender que trabalhar com projetos não significa abandonar os conteúdo e sim saber integrá-los,

b. 
Diagnosticar permanentemente  a realidade escolar com registro dos dados e das discussões

c. 
Utilizar técnicas e metodologias específicas para a elaboração de pequenos projetos.

d. 
Planejar  metas pela equipe gestora para os segmentos e áreas do conhecimento.

e. 
Divulgar de dados de desempenho para uma classificação das turmas.
 
 
Feedback da resposta:
 Para implementar um  projeto precisamos, além de conhecer seus fundamentos, entender que trabalhar com essa metodologia não significa abandonar os conteúdos específicos estabelecidos no currículo. Significa articular os conhecimentos específicos e integralos aos conteúdos diversos (aqueles que emergem no cotidiano,os interesses do grupo classe, questões sociais urgentes, entre outros) numa unidade mais unificada. Em outras palavras, o professor deve saber com o quê e como trabalhar.
 



Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos



Os Projetos são uma boa forma de organizar o tempo de aprender com os alunos porque supõem uma forma diferenciada de conexão, produção, apropriação e socialização de conhecimentos.
 




Resposta Selecionada:
e. 
 As áreas curriculares ganham a interdisciplinaridade entre si.
 
 
Respostas:
a. 
 na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam claros e relevantes

b. 
 na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam menos relevantes.

c. 
 A responsabilidade fica mais a cargo do professor.

d. 
 A responsabilidade  fica mais a cargo dos alunos.

e. 
 As áreas curriculares ganham a interdisciplinaridade entre si.
 
 
Feedback da resposta:
 A organização curricular por projetos de trabalho leva em conta a ideia de integrar os conhecimentos, o mundo externo e a realidade dos alunos, e tem sido o desejo por parte de alguns educadores preocupados em ensinar melhor, superando assim a fragmentação do conhecimento. Conectar os alunos às transformações sociais e contribuir para a formação das suas subjetividades e esse é um dos objetivos de um projeto.
 



Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos



Para Ferreira(2001) é possível comparar a interdisciplinaridade a uma sinfonia, isso porque:
 
I- É necessário para executar uma sinfonia, a integração de muitos elementos: os instrumentos, as partituras, os músicos, o maestro, o público, os equipamentos eletrônicos, entre outros;
II- Na orquestra cada talento é naturalmente especial, formando um corpo individual estrelar.
III- Cada uma das partes de um projeto tem sua marca, sua individualidade, assim também, para a sinfonia. Se concretizar é preciso contar com a participação de seus envolvidos.
IV- A interdisciplinaridade tem a característica de integrar todos os elementos do conhecimento, assim como para a execução de uma sinfonia que não termina, ela se recria, se transforma combinando cada um dos seus elementos.
 
Estão corretos os itens:




Resposta Selecionada:
e. 
 I,III e IV.
Respostas:
a. 
 Somente I e II

b. 
 Somente II e IV

c. 
Apenas  III e IV
 

d. 
 I,II e IV

e. 
 I,III e IV.
Feedback da resposta:
 Ferreira (2001) compara a compreensão de interdisciplinaridade ao conhecimento de
uma sinfonia. Com objetivo de executala é necessária a integração de muitos elementos: os
instrumentos, as partituras, os músicos, o maestro, o público e os equipamentos eletrônicos, entre
outros. Organizada a orquestra, todos os elementos são igualmente importantes, pois eles se
ligam num todo, num movimento contínuo, equilibrado. O projeto é o mesmo para todos, ou seja,
o foco é a execução da música.Todavia, cada uma das partes desse projeto tem sua marca, sua individualidade. Para a sinfonia se concretizar é preciso contar com a participação de seus envolvidos, da harmonia do maestro e a expectativa dos que a assistem para a composição de um todo integrado.



Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos



Sobre o início do projeto, de acordo com nossos estudos:
I \u2013 o projeto começa a sê-lo na medida em que se torna material.
II \u2013 o projeto inicia-se a partir de uma ordem do coordenador pedagógico. 
III \u2013 o projeto existe a partir de um sonho, de um desejo ou de uma necessidade.
IV \u2013 o projeto só pode ser concebido se representar o modismo de um determinado contexto social, político e histórico.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:




Resposta Selecionada:
e. 
 I e III.
Respostas:
a. 
 I e II.    

b. 
 I e IV.

c. 
 II e III.

d. 
 II e IV.

e. 
 I e III.
Feedback da resposta:
 O projeto precisa vir de um sonho, de um desenho. A partir do momento que surge a ideia e ele vai se concretizando, podemos
←  Anterior Proxima  → Página inicial