um único propósito explicito para cumprir objetivos didáticos variados.Em cada etapa se incluí atividades coletivas, grupais e individuais com níveis de dificuldade cada vez mais aprofundados. Essas são características das atividades: Resposta Selecionada: b. sequenciadas, Respostas: a. ocasionais, b. sequenciadas, c. permanentes, d. independentes, e. significativas. Feedback da resposta: Tratase de um conjunto de atividades planejadas e orientadas com o objetivo de promover aprendizagens específicas que o professor tenha avaliado como necessárias em dado momento do percurso de um trabalho. O critério é o nível de dificuldade, pois prevê uma progressão de desafios a serem vivenciados pelos alunos. A sequência apresenta problemas que a criança deverá resolver de diferentes modos: fazendo, pensando, experimentado, afirmado, perguntando etc. Pergunta 5 0,3 em 0,3 pontos Complete com o conceito correto Para Fazenda (1993) é importante considerar a necessidade de se assumir uma nova postura diante do conhecimento, ou seja, o ponto de partida e chegada de uma prática interdisciplinar depende............... Resposta Selecionada: c. da ação do diálogo que acontece entre as disciplinas e os sujeitos da ação. Respostas: a. de um conteúdo com bases sólidas e bem estruturado, b. de um currículo estruturado em disciplinas que deixem claro seus fundamentos, c. da ação do diálogo que acontece entre as disciplinas e os sujeitos da ação. d. da ação pessoal do professor ao dialogar com as famílias, e. da conexão entre as disciplinas. Feedback da resposta: Desta feita, é importante considerar a necessidade de se assumir uma nova postura diante do conhecimento, ou seja, o ponto de partida e chegada de uma prática interdisciplinar depende da ação do diálogo que acontece entre as disciplinas e os sujeitos da ação (FAZENDA, 1993).Em outras palavras, podese dizer que a interdisciplinaridade integra horizontalmente os conteúdos, superando a fragmentação deles e aponta para a construção de um currículo mais vivo, articulado e participativo. Pergunta 6 0,3 em 0,3 pontos Durante todo o curso de Pedagogia, Júlia teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teorias educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola e à prática educativa. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo e à centralização do poder. Um dos caminhos a serem trilhados é a construção do projeto político-pedagógico como um instrumento de luta em busca da qualidade e da almejada cidadania. Qual é a ação fundamental para que uma escola tenha o projeto político-pedagógico pretendido? Resposta Selecionada: a. Entender que trabalhar com projetos não significa abandonar os conteúdo e sim saber integrá-los, Respostas: a. Entender que trabalhar com projetos não significa abandonar os conteúdo e sim saber integrá-los, b. Diagnosticar permanentemente a realidade escolar com registro dos dados e das discussões c. Utilizar técnicas e metodologias específicas para a elaboração de pequenos projetos. d. Planejar metas pela equipe gestora para os segmentos e áreas do conhecimento. e. Divulgar de dados de desempenho para uma classificação das turmas. Feedback da resposta: Para implementar um projeto precisamos, além de conhecer seus fundamentos, entender que trabalhar com essa metodologia não significa abandonar os conteúdos específicos estabelecidos no currículo. Significa articular os conhecimentos específicos e integralos aos conteúdos diversos (aqueles que emergem no cotidiano,os interesses do grupo classe, questões sociais urgentes, entre outros) numa unidade mais unificada. Em outras palavras, o professor deve saber com o quê e como trabalhar. Pergunta 7 0,3 em 0,3 pontos Os Projetos são uma boa forma de organizar o tempo de aprender com os alunos porque supõem uma forma diferenciada de conexão, produção, apropriação e socialização de conhecimentos. Resposta Selecionada: e. As áreas curriculares ganham a interdisciplinaridade entre si. Respostas: a. na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam claros e relevantes b. na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam menos relevantes. c. A responsabilidade fica mais a cargo do professor. d. A responsabilidade fica mais a cargo dos alunos. e. As áreas curriculares ganham a interdisciplinaridade entre si. Feedback da resposta: A organização curricular por projetos de trabalho leva em conta a ideia de integrar os conhecimentos, o mundo externo e a realidade dos alunos, e tem sido o desejo por parte de alguns educadores preocupados em ensinar melhor, superando assim a fragmentação do conhecimento. Conectar os alunos às transformações sociais e contribuir para a formação das suas subjetividades e esse é um dos objetivos de um projeto. Pergunta 8 0,3 em 0,3 pontos Para Ferreira(2001) é possível comparar a interdisciplinaridade a uma sinfonia, isso porque: I- É necessário para executar uma sinfonia, a integração de muitos elementos: os instrumentos, as partituras, os músicos, o maestro, o público, os equipamentos eletrônicos, entre outros; II- Na orquestra cada talento é naturalmente especial, formando um corpo individual estrelar. III- Cada uma das partes de um projeto tem sua marca, sua individualidade, assim também, para a sinfonia. Se concretizar é preciso contar com a participação de seus envolvidos. IV- A interdisciplinaridade tem a característica de integrar todos os elementos do conhecimento, assim como para a execução de uma sinfonia que não termina, ela se recria, se transforma combinando cada um dos seus elementos. Estão corretos os itens: Resposta Selecionada: e. I,III e IV. Respostas: a. Somente I e II b. Somente II e IV c. Apenas III e IV d. I,II e IV e. I,III e IV. Feedback da resposta: Ferreira (2001) compara a compreensão de interdisciplinaridade ao conhecimento de uma sinfonia. Com objetivo de executala é necessária a integração de muitos elementos: os instrumentos, as partituras, os músicos, o maestro, o público e os equipamentos eletrônicos, entre outros. Organizada a orquestra, todos os elementos são igualmente importantes, pois eles se ligam num todo, num movimento contínuo, equilibrado. O projeto é o mesmo para todos, ou seja, o foco é a execução da música.Todavia, cada uma das partes desse projeto tem sua marca, sua individualidade. Para a sinfonia se concretizar é preciso contar com a participação de seus envolvidos, da harmonia do maestro e a expectativa dos que a assistem para a composição de um todo integrado. Pergunta 9 0,3 em 0,3 pontos Sobre o início do projeto, de acordo com nossos estudos: I \u2013 o projeto começa a sê-lo na medida em que se torna material. II \u2013 o projeto inicia-se a partir de uma ordem do coordenador pedagógico. III \u2013 o projeto existe a partir de um sonho, de um desejo ou de uma necessidade. IV \u2013 o projeto só pode ser concebido se representar o modismo de um determinado contexto social, político e histórico. Estão corretas apenas as afirmativas: Resposta Selecionada: e. I e III. Respostas: a. I e II. b. I e IV. c. II e III. d. II e IV. e. I e III. Feedback da resposta: O projeto precisa vir de um sonho, de um desenho. A partir do momento que surge a ideia e ele vai se concretizando, podemos