questões ti



Pergunta 1 Orientação 0 em 0 pontos

Dentre as concepçõ es apresentad as de desenvo lvimento hum ano, qual m elhor se
encaixa com a visão de curr ículo indicada pelas DCN EB?




Resposta Selecionada:
d.
Construtivista-interac ionista.

Respostas:
a.
Inatista.




b.
Behaviorista.




c.
Apriorista.




d.
Construtivista-interac ionista.



e.
Ambientalista.



Feedback
da
resposta:
Resposta corret a: D


A concepção interacionista leva em consideraçã o os aspectos biológicos
e ambientais para o desenvolvim ento humano, no entanto, os fatores
biológicos perm item à criança agir so bre o mundo, qu e tam bém a
influencia na constr ução de suas carac terísticas biológicas . É na
interação com o mundo e es pecialmente com as pessoas que a cr iança
construirá seu m odo de agir, pensar e se tornar sujeito.















0 pontos   
Pergunta 2
Escolha a alternativa que se reporta ao estágio fundamentado na prática da observação, registro, reflexão e pesquisa:

a.
Aprendizagem pela observação e imitação.

b.
Aprendizagem pelo uso de técnicas.

c.
Aprendizagem como prática investigativa.certa

d.
Aprendizagem pela orientação e supervisão.

e.
Aprendizagem pela elaboração de um projeto.
0 pontos   
Pergunta 3
O principal objetivo do estágio é:

a.
Registrar tudo o que acontece durante a observação de uma aula.

b.
Corrigir os cadernos dos alunos para colaborar com a professora da classe.

c.
Dar uma aula na ausência da professora da classe.

d.
Articular teoria e prática, constituindo um campo de conhecimento. certa

e.
Uma exigência legal sem fundamento, já que não conduz a boa experiência.
0 pontos   
Pergunta 4
É preciso recuperar a escola como instituição social formadora e transformadora, comprometida com o desenvolvimento de um aluno cidadão. Para tanto, é indispensável a figura do:

a.
Político, na elaboração de políticas publicas.

b.
Diretor de escola, na gestão da instituição.

c.
Professor, na construção de conhecimentos e fundamentos.certa

d.
Conselho de Escola, na constituição de uma sociedade democrática.

e.
Secretário de Educação, garantindo políticas educacionais locais.
Pergunta 1


Leia a poesia e, em seguida, reflita sobre a questão apresentada:
 
\u201cÉ bom ser criança
É bom ser criança,
Isso às vezes nos convém.
Nós temos direitos
Que gente grande não tem.
Só brincar, brincar, brincar,
Sem pensar no boletim
Bem que isso podia nunca mais ter fim.\u201d
(Toquinho)
 
Podemos dizer que as concepções de criança:
I- São construções históricas.
II- Fundamentam-se na tarefa de educar como uma  responsabilidade da família.
III- No entendimento que criança tem o direito de viver a especificidade da infância.
IV- No entendimento que a criança de hoje é viva, falante, sabe se colocar, tem opinião.
V- No entendimento que a criança de hoje é ativa, tem opinião, no entanto, está muito difícil educá-la.
 
Pensando na poesia de Toquinho e nos estudos realizados, o professor precisa entender o que é ser criança, hoje, para ter uma prática condizente com as mudanças necessárias para este século XXI.
Nesse sentido, escolha os itens que definem uma concepção de criança para os tempos atuais:
Resposta Selecionada:
a. 
 I, III e IV.
Respostas:
a. 
 I, III e IV.

b. 
 I  e V.

c. 
 II e V.

d. 
 I e IV.

e. 
 II, III e IV
 
Feedback da resposta:
o primeiro direito da infância é o de viver a especificidade desses tempos de vida, viver seu tempo humano. A concepção de criança é uma noção histórica que foi se modificando ao longo do tempo. Família e escola têm uma função compartilhada. A criança do século XXI não é a mesma, ela adquiriu direitos. Pensar criticamente algumas concepções que fundamentam a prática pedagógica é entender e saber colocar em prática o que é ser criança, seus direitos. A criança de hoje mudou, tem voz e sabe se colocar. Seja o professor da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental é preciso considerar que em ambos os casos precisamos do profissional que conheça a criança, as fases de seu desenvolvimento, suas necessidades e potencialidades, um profissional da educação.
 
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos



Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), julgue os itens como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
 
I. O objetivo dos PCNs é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.
II. Os PCNs expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e apresentar idéias \u201cdo que se quer ensinar\u201d e \u201cpara que se quer ensinar\u201d.
III. Os PCNs são uma coleção de disposições do MEC para uniformização das práticas de sala de aula de todo o país.
IV. A função dos PCNs é impor os conteúdos mínimos a serem abordados no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.




Resposta Selecionada:
c. 
 V, V, F, F
 
Respostas:
a. 
 
 F, F, V, V

b. 
 V, V, V, F

c. 
 V, V, F, F
 

d. 
 V, F, F, V

e. 
 F, F, V, F
 
Feedback da resposta:
 os Parâmetros Curriculares Nacionais nascem da necessidade de se construir uma referência curricular nacional para o Ensino Fundamental, que possa ser traduzida em propostas regionais nos diferentes estados e municípios brasileiros, em projetos educativos nas escolas e nas salas de aula e que possa garantir a todo aluno de qualquer região do país, do interior ou do litoral, de uma grande cidade ou da zona rural, o direito de ter acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção de sua cidadania.
                               



Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos



Estágio é para se observar como os alunos são, para avaliar a nossa capacidade de observar a sala de aula e transformar essa observação em relatório.
 
Questionamentos como esse e outros do tipo são comuns e apontados por estagiários que já estão  participando de um estágio nas escolas públicas e/ou privadas de suas cidades. A expectativa e a dúvida provocam um misto de insegurança e medo entre os futuros professores. Nesse sentido, os estágios supervisionados são uma boa oportunidade para:
 
I- Ficar no fundo da classe, anotando e observando tudo que acontece só para elaborar o relatório final.
II- Estimular a elaboração de propostas de intervenção ou mesmo a elaboração de projetos de pesquisa durante e/ou após esse momento.
III- Auxiliar o professor da classe na correção de pilhas de cadernos e contribuir na produção e na confecção de materiais.
IV- Apresentar uma aula sob o olhar crítico, avaliativo e rigoroso do professor da classe.
V- Articular os conhecimentos adquiridos ao longo do curso com as vivências durante o estágio e ainda discutir com os professores supervisores dos estágios sobre as dúvidas e observações feitas.
 
A alternativa correta é:




Resposta Selecionada:
d. 
 II e V
Respostas:
a. 
 II, III e IV

b. 
 I e II

c. 
 IV e V

d. 
 II e V

e. 
 III e V
 
Feedback da resposta:
  a formação inicial é o ponto de partida na construção de saberes necessários à atuação profissional e na constituição de um professor crítico e reflexivo. Dessa feita, os estágios, como possibilidade de reflexão e pesquisa, devem oferecer uma ampliação para o acadêmico melhor compreender a realidade

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