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    observada nas escolas, e a partir dessas vivências espera-se estimulá-los para a elaboração de propostas de intervenção ou mesmo na elaboração de projetos de pesquisa durante e após esse momento. Executar atividades que desviam o futuro professor da observação ou ainda solicitar a realização de tarefas repetitivas pouco contribuirão para a formação de um professor reflexivo e autor.
     
    
    
    
    Pergunta 4
    0,3 em 0,3 pontos
    
    
    
    Mariana está fazendo estágio em uma escola pública de Ensino Fundamental próximo à sua residência. Ela já conhecia a fama dessa instituição, pois no bairro todos se reportam a mesma como uma escola de qualidade. E isso se confirmou logo que ela apresentou a carta de apresentação de estágio. Após atender as formalidades, ela pôde conhecer  a equipe gestora, as suas dependências e organizou junto a coordenadora pedagógica os dias e horários que faria a observação e acompanhamento das turmas. As atividades foram momentos de encontros reflexivos, envolvendo até os docentes nos horários coletivos. A direção criou oportunidade para ela conhecer toda a documentação pedagógica da escola a fim de subsidiar suas atividades acadêmicas.
     
     
     
    Esse tipo de estágio que favorece a integração do acadêmico a uma prática real chama-se:
    
    
    
    
    Resposta Selecionada:
    d. 
     Aprendizagem através de uma prática investigativa.
    Respostas:
    a. 
     Aprendizagem pela observação e imitação.
    
    b. 
     Aprendizagem pelo uso de técnicas.
    
    c. 
     Treinamento.
    
    d. 
     Aprendizagem através de uma prática investigativa.
    
    e. 
     Formação em continuidade.
     
    Feedback da resposta:
     as autoras explicam que o movimento de valorização dos estágios como prática investigativa tem suas origens no Brasil a partir dos anos 1990, compreendendo o estágio como uma investigação das práticas pedagógicas nas escolas. Essa proposta vai além da instrumentalização técnica, na medida em que se assume que a observação está acompanhada de pesquisa. O profissional deve atuar refletindo durante a ação, vivenciando as situações e construindo a partir delas formas de agir e novos modos de enfrentá-las.
    
    
    
    Pergunta 5
    0,3 em 0,3 pontos
    
    
    
    Não existe uma educação neutra. No ensino, qualquer atuação veicula alguns ideais de pessoa e de sociedade. Muitos são os autores que defendem que é preciso entender quais são os princípios que alicerçam o ensino. Dessa feita é imprescindível:
    
    
    
    
    Resposta Selecionada:
    b.
     A explicitação coletiva e democrática dos modelos que estão sendo promovidos na escola através das diferentes práticas educativas, a reflexão sobre os valores que transmitem e sua revisão a partir da tomada de posição da equipe sobre os modelos de sociedade e de pessoa que se pretende alcançar.
    Respostas:
    a.
     O professor esclarecer junto à equipe pedagógica, durante a elaboração do projeto político-pedagógico da escola, qual concepção de educação, visão de homem e visão de mundo que irá adotar em sala de aula, no desenvolvimento de sua prática educativa.
    
    b.
     A explicitação coletiva e democrática dos modelos que estão sendo promovidos na escola através das diferentes práticas educativas, a reflexão sobre os valores que transmitem e sua revisão a partir da tomada de posição da equipe sobre os modelos de sociedade e de pessoa que se pretende alcançar.
    
    c.
     A definição da linha de atuação dos educadores no projeto político-pedagógico da escola que deve ser elaborada pelo seu coletivo e estar em consonância com as diretrizes políticas da Secretaria de Educação.
    
    d.
     A realização de um trabalho padronizado para que se alcance um ensino de qualidade para todas as classes de uma escola; para tanto, é necessário que a coordenação pedagógica defina coletivamente as regras de atuação para todos os professores.
    
    e.
     O trabalho pedagógico ser planejado pela equipe técnica da escola, de forma a prever qual deve ser a atuação dos professores e demais profissionais da unidade escolar para que se mantenha a uniformidade necessária para um ensino democrático.
    Feedback da resposta:
     o educador está envolvido em um ato político, em um empreendimento que necessariamente passa por uma interação dialética entre a escola e a sociedade, na construção de propostas que apontem mudanças transformadoras. Não basta constatar, é preciso ir além, ou seja, exercer a difícil tarefa de intervir na realidade. Como já dissemos, isso não se faz sozinho, mas também não se faz sem uma postura politizada, que é o se espera de um educador, um intelectual transformador e consciente de sua ação.
     
    
    
    
    Pergunta 6
    0,3 em 0,3 pontos
    
    
    
    O curso de Pedagogia, além de propiciar a instrumentação pedagógica específica para a docência, precisa favorecer a necessária formação teórica do pedagogo. A amplitude dessa formação aponta para outro questionamento que emerge deste estudo. Que concepção conduzirá o curso de Pedagogia, hoje, diante de tamanha abrangência? O curso de Pedagogia, ao formar o professor, não pode abster-se de formar o pedagogo.
    Tendo em vista as reflexões propostas e os indicadores da Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, um dos eixos da formação do pedagogo é:
    
    
    
    
    Resposta Selecionada:
    d.
     Teoria e prática articulando-se em um diálogo entre o conhecimento acadêmico e a situação da realidade na produção do conhecimento.
    Respostas:
    a. 
     A força teórica do curso que perdeu a sua consistência desde os anos 1970.
    
    b. 
     A estruturação do curso em torno da prática educativa.
    
    c. 
     Nem só prática e nem só teoria, mas fundamentalmente o conhecimento científico.
    
    d.
     Teoria e prática articulando-se em um diálogo entre o conhecimento acadêmico e a situação da realidade na produção do conhecimento.
    
    e. 
     Apresentação de bases plurais reunindo diversos campos conceituais.
    Feedback da resposta:
    o professor é um profissional que se confronta com situações singulares no seu cotidiano e para superá-las precisa articular conhecimentos teóricos e científicos sobre a prática, com vistas a intervir em toda a sua totalidade através da pesquisa e do trabalho coletivo.
    
    
    
    Pergunta 7
    0,3 em 0,3 pontos
    
    
    
    O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética\u201d. (Resolução CNE/CP nº 01/ 2006, Art. 3º). De acordo com essas orientações, deverá ser central na formação do
    licenciado em Pedagogia:
     
    I- O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.
    II- O espaço de criação e a formação específica no campo da psicologia.
    III- A organização social vigente e conhecimento dos anseios da população carente.
    IV- A pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional.
    V- A participação na gestão de processos educativos e na organização e no funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
     
    Assinale a alternativa correta.
    
    
    
    
    Resposta Selecionada:
    c. 
     Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.
    Respostas:
    a. 
     Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
    
    b. 
     Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
    
    c. 
     Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.
    
    d. 
     Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
    
    e. 
     Somente as afirmativas I e V são corretas.
     
    Feedback da resposta:
     para a formação do licenciado em Pedagogia é central: o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações
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