observada nas escolas, e a partir dessas vivências espera-se estimulá-los para a elaboração de propostas de intervenção ou mesmo na elaboração de projetos de pesquisa durante e após esse momento. Executar atividades que desviam o futuro professor da observação ou ainda solicitar a realização de tarefas repetitivas pouco contribuirão para a formação de um professor reflexivo e autor. Pergunta 4 0,3 em 0,3 pontos Mariana está fazendo estágio em uma escola pública de Ensino Fundamental próximo à sua residência. Ela já conhecia a fama dessa instituição, pois no bairro todos se reportam a mesma como uma escola de qualidade. E isso se confirmou logo que ela apresentou a carta de apresentação de estágio. Após atender as formalidades, ela pôde conhecer a equipe gestora, as suas dependências e organizou junto a coordenadora pedagógica os dias e horários que faria a observação e acompanhamento das turmas. As atividades foram momentos de encontros reflexivos, envolvendo até os docentes nos horários coletivos. A direção criou oportunidade para ela conhecer toda a documentação pedagógica da escola a fim de subsidiar suas atividades acadêmicas. Esse tipo de estágio que favorece a integração do acadêmico a uma prática real chama-se: Resposta Selecionada: d. Aprendizagem através de uma prática investigativa. Respostas: a. Aprendizagem pela observação e imitação. b. Aprendizagem pelo uso de técnicas. c. Treinamento. d. Aprendizagem através de uma prática investigativa. e. Formação em continuidade. Feedback da resposta: as autoras explicam que o movimento de valorização dos estágios como prática investigativa tem suas origens no Brasil a partir dos anos 1990, compreendendo o estágio como uma investigação das práticas pedagógicas nas escolas. Essa proposta vai além da instrumentalização técnica, na medida em que se assume que a observação está acompanhada de pesquisa. O profissional deve atuar refletindo durante a ação, vivenciando as situações e construindo a partir delas formas de agir e novos modos de enfrentá-las. Pergunta 5 0,3 em 0,3 pontos Não existe uma educação neutra. No ensino, qualquer atuação veicula alguns ideais de pessoa e de sociedade. Muitos são os autores que defendem que é preciso entender quais são os princípios que alicerçam o ensino. Dessa feita é imprescindível: Resposta Selecionada: b. A explicitação coletiva e democrática dos modelos que estão sendo promovidos na escola através das diferentes práticas educativas, a reflexão sobre os valores que transmitem e sua revisão a partir da tomada de posição da equipe sobre os modelos de sociedade e de pessoa que se pretende alcançar. Respostas: a. O professor esclarecer junto à equipe pedagógica, durante a elaboração do projeto político-pedagógico da escola, qual concepção de educação, visão de homem e visão de mundo que irá adotar em sala de aula, no desenvolvimento de sua prática educativa. b. A explicitação coletiva e democrática dos modelos que estão sendo promovidos na escola através das diferentes práticas educativas, a reflexão sobre os valores que transmitem e sua revisão a partir da tomada de posição da equipe sobre os modelos de sociedade e de pessoa que se pretende alcançar. c. A definição da linha de atuação dos educadores no projeto político-pedagógico da escola que deve ser elaborada pelo seu coletivo e estar em consonância com as diretrizes políticas da Secretaria de Educação. d. A realização de um trabalho padronizado para que se alcance um ensino de qualidade para todas as classes de uma escola; para tanto, é necessário que a coordenação pedagógica defina coletivamente as regras de atuação para todos os professores. e. O trabalho pedagógico ser planejado pela equipe técnica da escola, de forma a prever qual deve ser a atuação dos professores e demais profissionais da unidade escolar para que se mantenha a uniformidade necessária para um ensino democrático. Feedback da resposta: o educador está envolvido em um ato político, em um empreendimento que necessariamente passa por uma interação dialética entre a escola e a sociedade, na construção de propostas que apontem mudanças transformadoras. Não basta constatar, é preciso ir além, ou seja, exercer a difícil tarefa de intervir na realidade. Como já dissemos, isso não se faz sozinho, mas também não se faz sem uma postura politizada, que é o se espera de um educador, um intelectual transformador e consciente de sua ação. Pergunta 6 0,3 em 0,3 pontos O curso de Pedagogia, além de propiciar a instrumentação pedagógica específica para a docência, precisa favorecer a necessária formação teórica do pedagogo. A amplitude dessa formação aponta para outro questionamento que emerge deste estudo. Que concepção conduzirá o curso de Pedagogia, hoje, diante de tamanha abrangência? O curso de Pedagogia, ao formar o professor, não pode abster-se de formar o pedagogo. Tendo em vista as reflexões propostas e os indicadores da Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, um dos eixos da formação do pedagogo é: Resposta Selecionada: d. Teoria e prática articulando-se em um diálogo entre o conhecimento acadêmico e a situação da realidade na produção do conhecimento. Respostas: a. A força teórica do curso que perdeu a sua consistência desde os anos 1970. b. A estruturação do curso em torno da prática educativa. c. Nem só prática e nem só teoria, mas fundamentalmente o conhecimento científico. d. Teoria e prática articulando-se em um diálogo entre o conhecimento acadêmico e a situação da realidade na produção do conhecimento. e. Apresentação de bases plurais reunindo diversos campos conceituais. Feedback da resposta: o professor é um profissional que se confronta com situações singulares no seu cotidiano e para superá-las precisa articular conhecimentos teóricos e científicos sobre a prática, com vistas a intervir em toda a sua totalidade através da pesquisa e do trabalho coletivo. Pergunta 7 0,3 em 0,3 pontos O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética\u201d. (Resolução CNE/CP nº 01/ 2006, Art. 3º). De acordo com essas orientações, deverá ser central na formação do licenciado em Pedagogia: I- O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania. II- O espaço de criação e a formação específica no campo da psicologia. III- A organização social vigente e conhecimento dos anseios da população carente. IV- A pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional. V- A participação na gestão de processos educativos e na organização e no funcionamento de sistemas e instituições de ensino. Assinale a alternativa correta. Resposta Selecionada: c. Somente as afirmativas I, IV e V são corretas. Respostas: a. Somente as afirmativas I, III e IV são corretas. b. Somente as afirmativas I, II e III são corretas. c. Somente as afirmativas I, IV e V são corretas. d. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. e. Somente as afirmativas I e V são corretas. Feedback da resposta: para a formação do licenciado em Pedagogia é central: o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações