questões ti



de interesse da área educacional; a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino (Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006 no seu artigo 3º).



Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos



Para Madalena Freire (2010), alfabetizar o educador significa torná-lo:
 
I- Escritor de sua prática pelo registro da sua própria história, ao reavivar suas lembranças, sentimentos e vivências.
II- Um estudioso da prática, que nada mais é senão um estudo das vivências do cotidiano, desarticulado da teoria.
III- Um decifrador da prática pedagógica, exercitando sua capacidade de entender o que está por trás daquilo que está vendo, fundamentando e registrando.
 
A alternativa correta é:




Resposta Selecionada:
e. 
 I e III.
 
Respostas:
a. 
 Somente o I

b. 
 Somente o II

c. 
 Somente o III

d. 
 I e II

e. 
 I e III.
 
Feedback da resposta:
  a autora sugere que o professor pode iniciar a sua \u201crealfabetização\u201d pelo registro da sua própria história, ao reavivar suas lembranças, sentimentos e vivências e, com isso, poderá recriar e refazer suas experiências, associando-as aos contextos sociais, pessoais e profissionais do momento. Ela explica que essa proposta de alfabetizar o educador significa torná-lo um leitor da prática pedagógica, exercitando sua capacidade de entender o que está por trás daquilo que está vendo. O professor torna-se um decifrador do mundo, dando significados ao que ouve e ao que vê, ao registrar e tomar seu registro como um exercício de estudo teórico e prático, em um processo contínuo e reflexivo do seu cotidiano.
 



Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos



Para Madalena Freire (2010), um dos pilares centrais na formação de um professor é o desenvolvimento de sua capacidade de:




Resposta Selecionada:
b. 
 Reflexão.
Respostas:
a. 
 Estudar a teoria.

b. 
 Reflexão.

c. 
 Se relacionar.

d. 
←  Anterior Proxima  → Página inicial