de interesse da área educacional; a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino (Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006 no seu artigo 3º). Pergunta 8 0,3 em 0,3 pontos Para Madalena Freire (2010), alfabetizar o educador significa torná-lo: I- Escritor de sua prática pelo registro da sua própria história, ao reavivar suas lembranças, sentimentos e vivências. II- Um estudioso da prática, que nada mais é senão um estudo das vivências do cotidiano, desarticulado da teoria. III- Um decifrador da prática pedagógica, exercitando sua capacidade de entender o que está por trás daquilo que está vendo, fundamentando e registrando. A alternativa correta é: Resposta Selecionada: e. I e III. Respostas: a. Somente o I b. Somente o II c. Somente o III d. I e II e. I e III. Feedback da resposta: a autora sugere que o professor pode iniciar a sua \u201crealfabetização\u201d pelo registro da sua própria história, ao reavivar suas lembranças, sentimentos e vivências e, com isso, poderá recriar e refazer suas experiências, associando-as aos contextos sociais, pessoais e profissionais do momento. Ela explica que essa proposta de alfabetizar o educador significa torná-lo um leitor da prática pedagógica, exercitando sua capacidade de entender o que está por trás daquilo que está vendo. O professor torna-se um decifrador do mundo, dando significados ao que ouve e ao que vê, ao registrar e tomar seu registro como um exercício de estudo teórico e prático, em um processo contínuo e reflexivo do seu cotidiano. Pergunta 9 0,3 em 0,3 pontos Para Madalena Freire (2010), um dos pilares centrais na formação de um professor é o desenvolvimento de sua capacidade de: Resposta Selecionada: b. Reflexão. Respostas: a. Estudar a teoria. b. Reflexão. c. Se relacionar. d.